domingo, 20 de setembro de 2009

Diálogo entre pais e filhos e a Mídia que influencia

Mais do que falta de informacao, o medo  de assumir a vida sexual e a falta de espaco para discursao de valores no seio de suas famílias levam as adolescentes a se engravidar. 
Perdidas entre o `nao poder´dos pais e o `faca´ autoritário que impera  na mídia, as adolescente raramente conseguem alguém  para ouvir seus  conflitos e medos.


Pais autoritativos: Hutz considera que esse é um padrão de educação mais equilibrado, onde há uma interação entre pais e filhos por meio de conselhos, regras e normas, de maneira que o controle não seja uma rígida imposição de desejos e expectativas dos pais, pois estes encorajam a autonomia dos filhos e se mostram disponíveis para o diálogo. Os filhos assim educados apresentam auto-estima elevada, autoconfiança, bom rendimento escolar, adaptação psicológica e social.

Não devemos esquecer que mais importante que as palavras, o exemplo dos pais tem forte influência sobre o comportamento dos filhos. Pela própria natureza da educação sempre existirão atritos, diferenças e arestas a serem aparadas, mas se conseguirmos a amizade, a confiança e o respeito de nossos filhos, teremos o caminho aberto para um relacionamento saudável e verdadeiro.

Além da sociedade que influencia, além da mídia, da escola,  é fundamental a influência a interacao entre pais e filhos. 

Sobre Mídia:
Hoje é raro   uma  família todos sentarem juntos  falar sobre seu dia, como foi no trabalho, como vai na escola. Mas quando o assunto é uma novela, todos estão na frente de uma televisão  assistindo, até mesmo discutindo sobre uma vida de ficção, e  o dialogo entre pais e filhos, marido e esposas ignorados.
A gravidez na adolescência em seu crescimento está intimamente relacionada com a puberdade precoce, incentivo da mídia à sexualidade (novelas, por exemplo) e a falta de incentivo desta à cultura e aos estudos.
Já reparou como a idéia de que estudar é gostoso não é passada na mídia? Só a de que estudar é chato.
Retirado do site:
(http://vilamulher.terra.com.br/que-tipo-de-pais-voces-sao-8-1-55-16.html)


Nenhum comentário:

Postar um comentário