sábado, 26 de setembro de 2009

Hoje é dia MUNDIAL da prevenção à Gravidez na adolescencia

Olá Pessoa,
Hoje  é dia mundial da prevenção gravidez na adolescencia.
Saiu no Jornal Brasil( Do Rio de Janeiro) um artigo bem interessante sobre.

Fonte: Jornal do Brasil
Texto : DE Marcos Ribeiro, coordenador do centro de orientacao e educacao sexual.
 
Artigo SEXO É ASSUNTO PARA SE FALAR EM FAMÍLIA
 ``uma sociedade  que permite acesso a muita informação, sela ela vinda da Internet, revistas ou outros meios de comunicação, o jovem muitas vezes tem contato com fontes não confiáveis, em especial quando o assunto é  sexualidade. também é importante lembrar que nem sempre a conversa com amigos da rua, do condomínio ou da escola, traz informacões corretas. Por isso, a leitura de um livro, o programa de educação sexual na escola e a conversa em família são etapas  importantes para esse aprendizado.
Na hora de ir tirar as dúvidas sobre sexo e os aspectos envolvidos pela sexualidade , inclusive a gravidez, o jovem precisa conversar com pessoas  de confiança, com as quais se sinta a vontade. O ideal seria que os pais já começassem essa conversa na infância, o que  facilita uma nova abordagem do tema na adolescencia. Motivos para falar o assunto em casa não faltam: a atitude aumenta a intimidade e a confiança em família, e os jovens se  sentem mais tranquilos por terem as suas dúvidas sanadas. Como resultado, os adolescente ficam bem informados e cm mais chances de vivenciar sua sexualidade plenamente, sem  culpas e com prevenção.
No entendo, é sabido que a maioria dos pais tem dificuldades de encarar o tema de frente. Muitas vezes acham que falar de sexo com seus filhos é algo pesado ou que até pode levá-los a terem  relacoes precocemente. Mas, é possível encontrar a melhor forma de introduzir o assunto. Os pais devem se lembrar de como aprenderem sobre a sexualidade e refletir sobre se não teria sido melhor se o assunto tivesse sido discutido em casa.Se realmente os adultos não encontrarem uma maneira de falar com seus filhos, podem buscar aconselhamento com uma pessoas próxima ou mesmo com um profissional.
Antes da primeira relação sexual é fundamental que os garotos e as garotas pensem se estão realmente com vontade ou se a decisão está baseada em algum tipo de pressão por parte de amigos ou na influencia da mídia. Se surgirem dúvidas como `será que é o momento?`; `Como vou fazer?:, e se meus pais descobrirem?`; ? se ela descobrir que é minha primeira vez?`, é hora de refletir se realmente está na hora de perder a virgindade.
Mocas e rapazes, por conte de questões culturais, acabam tendo preocupações diferentes antes da primeira  relação. Para elas, existe o medo do que`vão falar`, o  receio de ficar grávida e muita ansiedade causada por possivelmente terem ouvido desde pequenas que fazer sexo é ``errado``. Já eles, normalmente essas criados  sem tantas proibicões, mas sofrem pressão do grupo de amigos para terem a primeira transa o quanto antes.
A relação sexual é muito importante para adolescente, primeiramente porque muitas vezes ocorre sem ambos tenham muito conhecimento, o que pode levar à falta de protecao e consequentemente à gravidez não planejada e DST`S ( Doenças sexualmente Transmissíveis).
Par que a relação  sexual seja segura, é preciso que os jovens conheçam e usem métodos contraceptivos, isto é a camisinha e a pílula anticoncepcional. Uma conversa franca é imprescindível. isto também irá demonstrar  o comprometimento que ambos tem com a sua saúde e o futuro.``

Nenhum comentário:

Postar um comentário