quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oi pessoal eu achei está matéria no livro "Mulher - A conquista da liberdade e do prazer"do autor Moacir Costa, e a editora é Prestígio... espero que gostem.
Com a farta produção de hormônios na adolescência, a atração em verdadeira ebulição e toda curiosidade que cerca o sexo, é mais difícil para os jovens conviver ou ter outras formas de prazer que não seja a relação sexual. Nas famílias de classe média, mais de 80% das adolescentes acima de 16 e 17 anos têm vida sexual ativa. E o índice de meninas grávidas não passa de 10%. Elas vem de uma família melhor estruturada, que disponibiliza orientação sexual. Justamente por receberem maior carga de informações, até mesmo por meio da televisão e/ou das revistas, sabem que devem ir ao ginecologista e adotar um contraceptivo. Na classe mais pobre, os números da gravidez na adolescência podem atingir até 20%, já que os pais não estão preparados para alertar ou conversar sobre sexo, e o acesso a informações objetivas é bem menos frequente.
A camisinha ainda é o melhor método anticoncepcional e o mais seguro, porque além de previnir a gravidez, evita as doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e a AIDS. A pílula também consiste em um bom contraceptivo, apesar das controvérsias que rondam seu uso por adolescentes. Provoca efeitos colaterais, que devem ser avaliados pelo médico, e requer acompanhamento constante da paciente. O preservativo, ao contrário, é um método fácil e barato.
É difícil para o jovem seguir regras impostas pelos adultos, uma das caracteríssticas típicas da juventude é ter um sentimento de oposição contra tudo que está estabelecido. O adolescente tem necessidade de afirmar sua identidade como alguém que pensa por si próprio, que precisa adquirir autonomia. Não se preservar na hora do sexo pode ser um ato de rebeldia, que pode trazer consequências irreversíveis como a gravidez indesejada.

Um comentário:

  1. Ahhh Naty,
    Por que apagou o recado? Eu li no meu email poderia ter deixado rsss.

    Agora para todos,
    Vocês estão caminhando bem na pesquisa rsss... Não esqueçam de colocar a fonte.
    bjs e bom período de provas e trabalho

    ResponderExcluir