quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Resenha - Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência está ocorrendo cada vez mais precocemente na sociedade atual, pois o jovem de maneira geral esta iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Este tipo de gravidez geralmente não é planejada e acomete adolescentes de até 21 anos de idade.
Segundo o autor Moacir Costa, nas famílias de classe média, mais de 80% das adolescentes acima de 16 e 17 anos têm vida sexual ativa e o índice de meninas grávidas não passa de 10%. Este fato pode ser em decorrência destas meninas virem de famílias melhor estruturadas e que disponibilizam orientação sexual aos seus filhos. Já nas classes mais pobres, os números da gravidez na adolescência podem atingir até 20%, já que os pais não estão preparados para alertar ou conversar sobre sexo, e o acesso a informações objetivas é bem menos freqüente.
Para a autora Eliene Percília, é muito importante que assim que a gravidez for diagnosticada a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais e tenha auxílio de um psicólogo para trabalhar o seu emocional. Dessa forma, ela terá uma gravidez mais tranqüila e terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.
A melhor maneira de se prevenir uma gravidez na adolescência é utilizar a camisinha, pois ela continua sendo método anticoncepcional e mais seguro, porque além de previnir a gravidez, evita as doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e a AIDS. Além de ser um método muito eficaz é barato e fácil.
Diante de tudo que foi pesquisado para elaboração deste trabalho concluímos sem sombra de dúvida que deve haver um papel mais eficaz dos pais em orientar sexualmente seus filhos, eles devem conversar sobre sexo de maneira aberta, sem restrições e esclarecer todas as dúvidas que seus filhos tenham, pois os jovens que não são esclarecidos e que possuem estas dúvidas acabam não se prevenindo de maneira correta e contribuem desta forma por aumentarem os índices de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso todos devem se prevenir de maneira correta! Os filhos não pedem para nascer, nós somos responsáveis pela sua concepção e somos responsáveis por eles a vida inteira, afinal de contas filhos são para a vida inteira.

Moacir Costa, autor do livro: “Mulher - a conquista da liberdade e do prazer” da Editora Prestígio.

Eliene Percílio, disponível no site : http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm consultado no dia 18 de novembro de 2009 às 16:30

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, ele me ajudou bastante eu tenho 18 anos e estou grávida de 2 meses, sou de família pobre mas minha mãe sempre me orientou sobre sexualidade, seus riscos e formas de previnir a gravidez, eu engravidei por que ja sou casada a 2 anos e tinha vontade de ser mãe, mas onde eu acho que deveria ter orientador sobre sexo seria nas ESCOLAS, pra mim é o lugar mais apropriado e onde nem se fala no assunto,acho o ambiente ideal por que é onde todos os jovens estão juntos e onde eles não se envergonham em falar no assunto, uma coisa é certa as dúvidas são muitas, mas o ensino nas redes públicas de ensino deixam muito á desejar, se as matérias abituais ja são deploráveis imagina em sexologia?! bjinho:Karol Oliveira

    ResponderExcluir